A Massagem de Reabilitação ou Terapêutica é utilizada para tratar condições específicas, tais como, lesões e disfunções dos tecidos moles assim como ajudar na recuperação muscular.
Este tipo de massagem é indicada para:
Cervicalgias, Dorsalgias, Lombalgias;
Dores musculares;
Lesões traumáticas e musculares;
Contraturas musculares;
Tendinites
O Pilates clínico é uma adaptação do Pilates tradicional, desenvolvido por Joseph Pilates no inicio do século XX, sendo uma forma modificada de exercícios terapêuticos utilizados pelos Fisioterapeutas para auxiliar na reabilitação e prevenção de lesões musculoesqueléticas.
Este método consiste num conjunto de exercícios, adaptados dos exercícios originais, divididos em vários graus de dificuldade, por forma a ser mais direcionado para a reabilitação física, tendo em vista a necessidade individual de cada pessoa.
São exercícios de força, mobilidade e alongamentos realizados num colchão no chão e/ou bola e na posição de pé, em que o principal objetivo é manter um centro de estabilidade na região lombo pélvica, ajustando a intensidade de cada exercício pelo uso de diferentes níveis de força e de resistência.
Combinando tudo isto com um correto alinhamento corporal, um apropriado controlo respiratório, a precisão, o controlo e a fluidez de movimentos e a concentração, de modo a desenvolver uma maior consciência corporal.
Todas as pessoas podem praticar Pilates, no entanto é especialmente indicado para quem apresenta:
Alterações Posturais;
Problemas Cervicais, Dorsais e Lombares;
Alterações de Equilíbrio e Coordenação;
Grávidas;
Entre outros.
O Pilates é uma óptima opção para melhorar a saúde física e mental, podendo ser aplicado individualmente ou em grupo.
A Massagem de Relaxamento visa aliviar e prevenir o stress, cansaço, melhorar a circulação sanguínea e o relaxamento muscular. Nesta massagem são aplicadas técnicas manuais de relaxamento numa parte ou em todo o corpo, num ritmo compassado e constante. Durante a sessão é aplicado gentilmente ao longo do seu corpo óleos essenciais e várias técnicas que têm como principal objetivo a promoção do seu bem estar. Este tipo de massagem apresenta inúmeras vantagens físicas e psicológicas tais como:
Redução da fadiga muscular e diminuição do cansaço;
Melhoria da circulação linfática e eliminação de toxinas;
Relaxamento corporal;
Redução da ansiedade;
Tranquilização da mente;
Alívio das tensões musculares.
Este estilo de massagem é realizada com qualquer tipo de vestuário, numa cadeira específica, que ocupa pouco espaço, sendo indicada para empresas e eventos.
A Chair Massage, promove um relaxamento momentâneo, aumentando a sensação de bem-estar, assim como a capacidade intelectual e de concentração ao longo do dia de trabalho, reduzindo o stress.
É também muito eficaz para dores de cabeça, costas, ombros, bem como para o alívio de dores associadas a lesões por esforço repetitivo .
Os benefícios da Chair Massage para as empresas:
Melhoria da relação interpessoal do trabalhador com os colegas de trabalho;
Melhoria do humor, concentração, ânimo e relaxamento mental;
Melhoria na produtividade;
Redução de faltas por dores musculares;
Reduz a taxa de absentismo;
Promove a imagem da empresa;
Revitaliza a capacidade de trabalho;
Melhora a relação entre o colaborador e a empresa.
As massagens têm a duração entre 10 a 15 minutos por pessoa .
A Fisioterapia atua na recuperação, reeducação, reabilitação e prevenção de incapacidades originadas por disfunções físicas a vários níveis.
Prestamos serviços a pessoas e populações com o fim de maximizar o potencial de movimento e funcionalidade, para promoção da qualidade de vida ao longo de todo o ciclo de vida, nomeadamente em circunstâncias em que o movimento, a função e a participação social estão ameaçados pelo processo de envelhecimento, lesão, doença ou por fatores ambientais e/ou pessoais, respeitando sempre as necessidades do indivíduo.
O processo de intervenção do fisioterapeuta compreende competências de avaliação e formulação de um diagnóstico, a partir do qual estabelece objetivos específicos e estratégias de intervenção. Este processo pressupõe uma interação com outros profissionais de saúde, os próprios utentes, respetivas famílias e/ou cuidadores.
A nossa intervenção utiliza estratégias educativas e terapêuticas específicas com base, essencialmente, no movimento, exercício e funcionalidade, nas terapias manuais e em meios físicos e naturais.
Fisioterapia Respiratória
O Fisioterapeuta utiliza estratégias, meios e técnicas de avaliação e tratamento não invasivos, que têm como objetivo otimizar o transporte de oxigénio. Este processo atua na prevenção, reversão ou minimização da sintomatologia, permitindo o aumento da funcionalidade e qualidade de vida do utente.
Principais doenças respiratórias:
DPOC ( Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica)
Asma brônquica
Fibrose pulmonar
Enfisema
Bronquiectasias
Derrame pleural
Pneumonia
Infeções respiratórias
Situações pré e pós cirúrgicas ao pulmão
Sequelas respiratórias da COVID-19
Fisioterapia Musculoesquelética
A Fisioterapia musculoesquelética (ossos, músculos e articulações), ajuda a prevenir, reduzir ou a eliminar a dor/inflamação, a recuperar as amplitudes articulares, a força muscular e a qualidade do movimento, seja causada por traumas ou pós cirurgia.
Fisioterapia Neurológica
A Fisioterapia Neurológica intervém em patologias do foro neurológico, potenciando ao paciente o ganho da mobilidade, força, coordenação, equilíbrio e funcionalidade para as suas atividades de vida diárias. Promove, assim, uma maior independência e autonomia, criando condições para que se adapte à sua nova realidade, melhorando a sua qualidade de vida.
Principais doenças neurológicas:
Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC)
Parkinson
Alzheimer
Esclerose Múltipla
Paralisia Facial
Lesões Vertebro Medulares
Fisioterapia no envelhecimento
A Fisioterapia no envelhecimento, tem como principal objetivo a prevenção de quedas no idoso. Atuamos na redução da dor, assim como na melhoria das amplitudes articulares, força muscular, equilíbrio e marcha, proporcionando uma melhoria da qualidade de vida e da funcionalidade em geral.
Kinesio Taping foi uma técnica criada no Japão, pelo quiroprata Kenzo Kaze no tratamento de lesões agudas, subagudas e crónicas, na prevenção e reabilitação de patologias.
Esta técnica utiliza bandas que são constituídas por 100% de algodão e fibras elásticas, dispõem de uma cola especial, para terem uma boa aderência à pele, sem látex e permitem a respiração cutânea sem obstruções não criando atrito com a pele.
A Kinesio taping não limita os movimentos corporais, é à prova de água, pelo que pode ser utilizada durante a atividade desportiva ou atividades que envolvam o meio aquático. Estas características contribuem para que a durabilidade do Kinesio Taping seja maior, podendo permanecer no corpo de três a cinco dias.
Pode ser combinada com outras modalidades terapêuticas.